quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

RACHADURAS NOS PÉS



Muitas mulheres sofrem com as rachaduras nos pés.
Além de apresentar um aspecto desagradável, elas são sinais de que está faltando hidratação na pele.
As rachaduras, que em alguns casos, chegam a sangrar, são portas de entrada para fungos e bactérias.
O problema pode ser combatido com hidratação intensa. Procurar orientação de um especialista é sempre o melhor caminho, mas existem algumas receitas que podem ajudar no tratamento.

No verão é sempre a mesma coisa, a mulher se produz inteira, roupas, cabelo, unhas das mãos e pés esculpidas e decoradas, pele bronzeada, sapato fino, infelizmente esquece dos pés, calcanhares com rachaduras e pele desidratada, o que primeiro chama a atenção é a aparência dos mesmos que, geralmente, não condizem com o restante do corpo produzido. É horrível !

Relegado normalmente ao ultimo plano nos cuidados corporais, o pé pode revelar-se uma fonte permanente de dores e saliências esteticamente desagradáveis.
Infelizmente as pessoas dão pouco valor a saúde dos pés. Elas não têm consciência de sua importância no dia-a-dia. Não lhes atribuem os cuidados necessários, por acreditarem que estão protegidos e escondidos pelos calçados.

Das podopatias (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele ).
Essa podopatia (doença nos pés) que aparece em qualquer situação climática, seja calor ou frio.

O pé contém 26 ossos, 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas estas partes estão interligadas por tecidos conjuntivos, vasos sangüíneos, nervos, sendo tudo isso revestido por camadas de pele, que é um órgão que determina seus limites com o meio externo e exerce diversas funções, como: defesa e proteção contra as funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para mais profunda, respectivamente.
Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose ), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou hiperqueratose ( com ou sem fissuras ).

Diversas empresas e laboratórios têm pesquisado e vêm lançando produtos no mercado nacional com a proposta de auxiliar no tratamento das Fissuras Calcâneas e acelerar o processo cicatricial.
É comprovado que a utilização de produtos que mantém a hidratação na pele, auxiliam na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual.

Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos. Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos). O aparecimento de rachaduras ocorre por partes e são varías as causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc.

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose ) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. As vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor como se cortasse a pele com navalha. Nos institutos de beleza as pedicures deve procurar remover pouco das queratoses o que, geralmente não acontece.
Por serem leigas em podopatias e sem conhecimentos de biomecânica, em grande parte as mesmas não conhecem o limite e deixam os calcanhares sem proteção, piorando por vezes a podopatia.
Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar podemos usar vários produtos hidratantes, devemos evitar produtos que contem em sua fórmula o acido salicílico, não é recomendável em portador da diabete, muitas vezes apresentam pele bastante seca, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes e as conseqüências, bastante graves.
Lembre se de que fissura calcânea intensa por longo período, às vezes é sinal de doenças como diabetes, etc... Dependendo do prognostico, o cliente é encaminhado a especialistas em dermatologia, endocrinologia, ortopedia ou outras áreas médicas, pois assim poderá ser diagnosticada a causa das fissuras calcâneas.

DICA: Desejando uma hidratação mais profunda, passar uma camada de creme e ocluir com filme de PVC por cerca de 10 minutos, ajuda, acelera e intensifica a hidratação.

Se deseja produzir-se dos pés a cabeça, recomendo a mudança de hábito, controlando essas rachaduras com o uso diário do creme hidratante específico para fissuras e ressecamento da pele.
Então, não se esqueça: Essas dicas farão com que você tenha um verão de estrela!


CLAREAR AS AXILAS E VIRILHAS

             

Axilas e virilhas escurecidas podem causar constrangimento em algumas mulheres na hora de ir à praia ou clube. Essas manchas são mais comuns em pessoas morenas, porém pessoas de pele clara não estão livres do problema.

Vários fatores podem ser responsáveis pelo escurecimento dessas regiões, dente eles estão: as alterações hormonais, os métodos de depilação, uso de desodorantes contendo álcool na fórmula.
É fundamental consultar um dermatologista para que ele indique o método depilatório mais adequado (em alguns casos até alternando a cera quente e o uso de lâmina) e também produtos clareadores específicos para a sua pele.
Uma dica importante é hidratar sempre a pele. O desodorante sem álcool também é um aliado contra o problema.
A agressão provocada pela depilação pode ser eliminada com o laser. O laser apresenta bons resultados na remoção dos pêlos deixando a pele lisinha e macia e longe das agressões dos tradicionais métodos de depilação.
Separamos aqui duas receitas caseiras que auxiliam no clareamento das axilas e virilhas.
1) Máscara de mingau de maisena para a pele
Ingredientes:
  • 1 e ½ xícara de leite (ajuda a clarear a pele por causa do ácido lático)
  • 1 colher de sopa de mel (substâncias nutritivas)
  • 1 colher de sopa de maisena (substâncias calmantes)
Preparo:
Misture todos os ingredientes frios. Coloque a mistura no fogo até formar um mingau. Deixe esfriar.
Aplicação:
Aplique a pasta morna na virilha e nas axilas. Deixe agir por 15 minutos. Após retirar a máscara, passe um creme hidratante comum.
* Caso sua pele já apresente manchas, aplique a máscara duas vezes por semana até a pele clarear. Para a manutenção, você pode repetir o procedimento quinzenalmente.
2) Máscara de fubá com aveia
Ingredientes:
  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 2 colheres (sopa) de fubá
  • 2 colheres (sopa) de soro fisiológico
Procedimento:
Misture os ingredientes e passe na região com movimentos circulares, suavemente. Lave com água mineral. Repita o procedimento a cada 20 dias, até conseguir um bom resultado.

Receita para o corpo.


                       Receita de loção para limpeza de pele

limpeza_pele_dentro


Ingredientes
- 1 pacote de gaze quadrada
- 2 colheres (sopa) de flocos de aveia
- mel puro

Modo de Preparo
Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel, deixando agir por 15 minutos. O mel é um poderoso hidratante. Por último, lave a pele com água.


Receita contra gordura localizada


Ingredientes:
- ½ litro de chá de cavalinho
-  5 gotas de ginseng
Modo de Preparo
Use a loção para fazer uma massagem circular para ativar a circulação num diâmetro.
Coloque algumas gotas de óleo de girassol na região a ser tratada e massageie.
Modo de Usar
Em seguida, enrole a região a ser tratada com papel filme. Retire depois de 30 minutos.


                                         Receita para a pele do rosto



Quando você sentir a pele do rosto cansada e sem brilho, faça um chá com três folhas de sálvia ou malva.
Lave o rosto e em seguida enxágue com água fria.
Você vai sentir a pele mais fresca e relaxada.




                                  Receita de máscara anti-stress




Ingredientes
½ colher de coco ralado ou natural
4 fatias de kiwi
4 colheres de glicerina
3 framboesas pretas
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e aplique na pele limpa. Deixe agir durante 15 minutos e enxágüe.
                                      

                                  Receita de máscara anti-oleosidade




Ingredientes
1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
1 clara de ovo batida em ponto de neve
1 colher de sopa de sementes de erva-doce
folhas frescas de hortelã
Modo de Preparo
Misture as claras ao iogurte delicadamente e acrescente as sementes de erva-doce. Passar no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de hortelã. Repousar por 20 minutos. Após isso, retire a máscara com água fria. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante específico para seu tipo de pele. A clara de ovo tem um efeito tensor na pele, deixando-a mais esticada. Usar uma vez por semana. (uma sugestão é passar antes a máscara esfoliante).



                       Receita de tônico adstringente clareador






Ingredientes
100 ml de água
½ pepino japonês cortado em fatias
4 folhas de hortelã
2 gotas de óleo essencial de lavanda
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e deixe descansar de um dia pro outro. Borrifar na pele após aplicação de qualquer outra máscara. Ajuda a regular o ph da pele e atua no clareamento de manchas.

ACNE É UM DOS PIORES PESADELOS

espinhas-acne-como-tirar



A acne é um dos piores pesadelos que as mulheres enfrentam, diariamente, ao espelho. O que parecia ser apenas uma fase passageira, vivida na adolescência, passou a acompanhar as mulheres até idades cada vez mais tardias. Felizmente, a acne deixou de ser um mistério, podendo hoje ser facilmente ultrapassada e até prevenida. Está declarada a guerra às borbulhas!

O que é e como ataca?

  • A palavra acne refere-se à inflamação dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas da pele. Uma borbulha nasce porque as nossas glândulas sebáceas produzem oleosidade, o que obstrui os poros, criando, por sua vez, infecção e espinhas. São vários os instigadores que podem despoletar o aparecimento (horrífico!) de uma borbulha ou duas ou até de uma família inteira. As razões podem ser hormonais, genéticas, alimentares, ambientais ou alérgicas, entre outras.
  • Afectando principalmente a zona do queixo, maxilar, zona das têmporas e a zona T, o primeiro nível da acne (ou seja a forma menos grave) são os pontos negros, seguindo-se os pontos brancos, pápulas, espinhas, nódulos e quistos, o último e pior tipo de acne, como os próprios nomes vão denunciando.
  • As estatísticas dizem-nos que a acne afecta 75 a 95% dos jovens com idades entre os 13 e os 18 anos, 8% das pessoas da faixa etária dos 25 aos 34 anos, e 3% dos adultos com idades compreendidas entre os 35 e os 44 anos. Apesar de afectar o sexo masculino de forma mais grave, a acne é mais constante no caso do sexo feminino.

 Remédios santos, remédios caseiros

  • Se não tiver um ritual de beleza, pode ser uma das razões por de trás da acne, isto porque a pele dos nossos rostos requer cuidados específicos e diários para se manter sempre resplandecente. No entanto, não abuse! A cara não deve ser lavada com água quente, nem esfregada, nem seca bruscamente. Todos os gestos devem ser gentis para não causar irritações que podem transformar-se em borbulhas.
  • Leia os rótulos e compre apenas produtos adequados ao seu tipo de pele, de preferência cremes, tónicos e gels compostos à base de água (os designados oil free). Adquira ainda um bom exfoliante para aplicar uma vez por semana. Com uma rotina certeira, uma pele bem tratada e hidratada, as suas glândulas vão produzir menos sebo e o resultado será menos acne!
  • Esteja igualmente atenta quando escolher maquilhagem e prefira sempre a base em pó, porque é menos irritante. Nunca vá dormir sem se desmaquilhar, mantenha os seus pincéis e outros aplicadores impecavelmente limpos e não utilize produtos que estejam abertos há mais de um ano.
  • De vez em quando, mime-se com uma boa limpeza de pele ou spa facial para purificar cada centímetro do seu rosto, afugentando invasores inconvenientes.
  • Se quiser dar uma folga aos produtos cosméticos ou dermatológicos e experimentar algumas dicas caseiras, fique a saber que pode confeccionar as suas próprias máscaras, 100% naturais, com recurso a produtos que tem no frigorífico ou na despensa. Falamos do tomate que, esmagado ou cortado e colocado alguns minutos sobre a zona afectada, pode fazer maravilhas às peles oleosas e com tendência para borbulhas, graças aos seus poderes ácidos e anti-oleosidade.
  • Pode ainda experimentar uma máscara composta por maçã esmagada e misturada com duas colheres de mel, para uma rápida secagem de borbulhas, uma pele menos oleosa e mais luminosa! A aplicação de algumas gotas de azeite directamente nas espinhas é um tratamento igualmente poderoso e para fazer antes de se deitar, para poder actuar durante a noite.
  • Se dizem para não espremer borbulhas por algum motivo é (e não é porque querem que fique super feia!)… a verdade é que embora possa parecer que esteja a eliminá-las, no fundo e precisamente porque está a mexer, pode piorar a infecção, fazendo com que esta volte, muito pior ou (pior ainda!) acompanhada! Para além disso, pode deixar marcas e cicatrizes… para sempre. Recorrendo a uma boa dose de paciência, deixe as borbulhas secar e desaparecerem por si!

Aliados

  • Para um rosto de bebé, o tratamento mais eficaz é aquele que vai de dentro para fora. A começar por uma alimentação equilibrada e o consumo de muita água, passando por um regime de exercício regular e contínuo – é tudo benéfico para a pele, ou seja, contra a acne.
  • Esteja atenta a alimentos que possam estar a causar essa invasão indesejada de borbulhinhas (os culpados já são mais que conhecidos – chocolate, azeitonas, nozes e amendoins), evitando o seu consumo para tirar conclusões reais sobre a sua teoria.
  • Com a toma da pílula a ser iniciada cada vez mais cedo, as mulheres controlam melhor e muitas vezes até “saltam” a fase das borbulhas na adolescência, só para serem surpreendidas com acne já na idade adulta, quando deixam de tomar os contraceptivos porque querem engravidar ou por outro motivo qualquer. Para não sofrer uma “emboscada” indesejada, faça sempre as paragens recomendadas da pílula.  

Inimigos

  • Os factores emocionais e o stress são dois dos grandes culpados da acne, simplesmente porque a libertação de adrenalina piora, automaticamente, as tão indesejáveis borbulhas. O mesmo se pode dizer das alterações hormonais estando a menstruação, ou melhor, os dias que a antecedem, largamente associados ao aparecimento ou agravamento da acne.
  • Apagar o cigarro pode beneficiar não só a sua saúde geral, mas melhorar a sua pele, os seus poros e consequentemente evitar a já denominada “acne dos fumadores”. Uma acne não inflamatória, composta por borbulhas, pontos negros e micro-quistos que, afectando as bochechas e a testa, atinge mulheres com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos. Mas há mais – quem fuma ou começa a fumar na adolescência terá maior probabilidade (até 4 vezes mais!) de ter a acne como companhia ao longo de toda a idade adulta.
  • A exposição excessiva à poluição, ao sol e até aos ares condicionados, podem contribuir para a produção de sebo, ou seja para o ataque das borbulhas!
  • As noites mal (ou pouco) dormidas também têm a sua quota-parte de culpa na proliferação de borbulhas e espinhas… não é por acaso que lhe chamam sono de beleza!

Quando a guerra não acaba

  • Se, mesmo face a todos os seus bons comportamentos, as borbulhas persistirem ou piorarem, consulte um dermatologista. É importante um acompanhamento médico em casos graves, sendo que o ideal é prevenir antes que a acne se torne, para além de um problema de pele, um problema psicológico e emocional que infelizmente pode desencadear depressões, níveis baixos de auto-estima e autoconfiança ou mesmo fobia social.
  • Existem tratamentos cada vez mais intensivos, precisos e eficazes contra a acne, seja na puberdade, seja na idade adulta, e que vão desde medicamentos tópicos e orais, a peelings e tratamentos laser.

 

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O PERIGO DO USO DE FORMOL NA ESCOVA PROGRESSIVA


Os perigos do uso de formol na escova progressiva

Alisar e amaciar os cabelos é o sonho de toda mulher, que deseja estar sempre bela. Para alcançar esse objetivo as clientes não medem esforços, porém o sonho pode virar pesadelo. Por isso, todo cuidado é pouco para manter a beleza dos fios sem danificá-los.

Esta foi uma das razões que colocou a escova progressiva sob suspeita e contribuiu para que esse tratamento capilar fosse condenado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por conter formol em concentrações elevadas, que associado com o calor do secador gera vapores de formol altamente penetrantes, causando danos à saúde.

Os profissionais cabeleireiros desconhecem o risco que estão correndo além da possibilidade de haver no salão pessoas com algum tipo de problema, como deficiência respiratória, hipersensibilidade ao formol, olhos que passaram recentemente por cirurgias etc., que poderão vir a sofrer graves conseqüências ao entrar em contato com esses vapores, inclusive um choque anafilático que pode levar à morte por asfixia.

O formol é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele. Sob a forma de gás é mais perigoso e causa rapidamente irritação nos olhos. É considerado um agente potencialmente cancerígeno pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A inalação pode causar dor de cabeça, tosse, falta de ar e vertigem, entre outros sintomas. Em contato com a pele, causa vermelhidão e sensação de dormência. Pode causar dor de garganta e visão embaçada.

A Anvisa regulamenta os produtos cosméticos com o único objetivo de proteger a saúde dos usuários, portanto, até que se prove o contrário, o formol em percentual elevado, acima de 0,2%, não deverá conseguir registro junto ao Ministério da Saúde. Os agentes de saúde não podem ser coniventes com os danos que este produto pode vir a causar em pessoas desavisadas.

Para tentar esclarecer melhor sobre o assunto, segue abaixo algumas dúvidas mais comuns dos profissionais cabeleireiros, enviadas à redação da Cabeleireiros.com.


O que é formol e porque as escovas progressivas com ele são condenadas?

O formol ou formaldeído é uma substância utilizada para a conservação de outras substâncias e até de tecidos, utilizado principalmente em biópsias para impedir a degradação antes da análise. Por ser facilmente absorvido pelas mucosas pode ocasionar problemas sérios para a saúde da cliente e do profissional cabeleireiro. Por isso a condenação do uso de formol na escova progressiva. Além de causar danos à saúde, danifica a cutícula dos cabelos, que é a parte mais externa dos fios, e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e perda da cor.

Qual a quantidade de formol liberada pela Anvisa?

A quantidade é de 0,2%, com a função de conservante.

Comenta-se que algumas empresas estão conseguindo o registro de escova progressiva com uso de formol. Isto é verdadeiro?

Não. Algumas empresas utilizam o ácido fórmico somente para estabilizar o pH dos seus produtos, o que é permitido pela Anvisa. Acontece que alguns cabeleireiros, inescrupulosamente, misturam a estes produtos quantidades elevadas de formol, para atingir o objetivo de uma escova progressiva, o que se torna proibido pela Anvisa.

É verdade que o fio de cabelo pode ficar endurecido após várias aplicações?

Sim. O formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. A ausência desses componentes oleosos torna os cabelos endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho.

Quem já usou produtos com formol, o que pode/deve fazer para recuperar a fibra?

O ideal é que sejam feitas diversas sessões de hidratação e que se utilize uma linha de manutenção rica em proteínas e ativos emolientes e condicionantes.

Como o consumidor pode se prevenir para não ser enganado quando for ao salão de beleza fazer escova progressiva?

O cheiro de formol é inconfundível e os olhos lacrimejam, a garganta e as narinas ficam irritadas e muitas pessoas começam a tossir. Sob a ação do calor, os vapores de formol se formam imediatamente e ocupam todo o espaço do salão.

Constatamos que em alguns salões pessoas estavam misturando formol, queratina e cremes e aplicando nas clientes. Qual sua opinião?

A cliente não deve permitir que isso aconteça, pois além dos perigos já citados, o formol forma um filme vítreo sobre o fio de cabelo e a proteína fica retida na superfície sendo responsável pelo brilho imediato, porém, logo nas primeiras lavadas esse filme é removido e, com ele, todos os nutrientes que estavam aprisionados no filme formado pelo formol, restando apenas as fibras de queratina totalmente desprotegidas.


Fique por dentro, profissional cabeleireiro, das recomendações da Anvisa:

Escova Progressiva, os Alisantes e o Formol

Escova progressiva é um método de alisamento capilar, e atual modismo, como foi a Escova Francesa, o Alisamento Japonês, a Escova Definitiva etc. Os métodos mudam de nome, mas significam a mesma coisa: alisamento de cabelo.

Os métodos não são registrados na Anvisa. Os produtos alisantes nestes métodos devem ser registrados e existem diversas marcas e tipos no mercado que atendem a esta exigência.

Aos desavisados freqüentadores de salões de beleza o que pode parecer uma solução milagrosa, para pôr fim aos cabelos crespos, para a saúde é uma grande ameaça. Em relação às denúncias envolvendo os riscos de alisantes clandestinos, produzidos a partir de concentrações elevadas de formol, principalmente no Rio de Janeiro, a Anvisa alerta sobre a necessidade de o consumidor tomar alguns cuidados básicos na escolha e uso desses produtos, considerados de risco potencial, por conter substâncias tóxicas que exigem controle rigoroso.

Quando o produto não é registrado, sua composição não foi avaliada e pode conter substâncias proibidas, ou de uso restrito, em condições e concentrações inadequadas, ou não permitidas, acarretando riscos à saúde da população.

O uso de formol, ácido fórmico, em alisantes capilares é proibido pela Anvisa, por ser prejudicial à saúde. Este ácido pode causar alergias, irritação aos olhos, vermelhidão, lacrimação e dermatites.

A Anvisa tem recebido inúmeras denúncias de casos ocorridos pelo uso indevido de alisantes, que causam sérios danos à saúde, como queimaduras no couro cabeludo, queda parcial ou total dos cabelos, lesões na córnea, problemas no trato respiratório e até morte por choque anafilático.

Salões de beleza e cabeleireiros inescrupulosos estão utilizando produtos irregulares, adulterados, acrescentando formol aos produtos prontos para o uso. Esta “manipulação” é inadequada e irregular.

O consumidor, usuário de serviços desses estabelecimentos, deve ficar atento e procurar somente aqueles profissionais de sua confiança. Deve pedir todas as informações sobre o produto utilizado em seus cabelos. Lembre-se de que os alisantes têm algum cheiro, mas, o cheiro de formol é diferente por ser muito mais forte.


Os riscos do Formol:

Contato com a pele (couro cabeludo) - Tóxico. Causa irritação à pele, dor e queimaduras.

Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis

Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.

Exposição crônica - A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
Fonte: Texto extraído do site da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

TIPOS DE DEPILAÇÃO





Depilação com cera quente: verdades e mentiras

Com certeza você já ouviu falar que depilar com cera quente deixa a pele flácida! Mas não se assustem, não é verdade. Para tirar as principais dúvidas sobre depilação com cera quente, o NÉCESSAIRE conta com Regina Jordão, esteticista e proprietária da rede Pello Menos. “Muita gente não sabe o que é verdade ou não sobre a depilação com cera e acaba confundindo crença popular com cuidados importantes”

AFIRMAÇÃO: A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes.
RESPOSTA: MITO. A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.
AFIRMAÇÃO: A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sombrancelha e buço.
RESPOSTA: MITO. Nem somente o calor, sem o movimento de “puxar a cera” altera o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infra-vermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.
AFIRMAÇÃO: Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente.
RESPOSTA: MITO. Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia.
AFIRMAÇÃO: A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele.
RESPOSTA: VERDADE. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.
AFIRMAÇÃO: A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria.
RESPOSTA: VERDADE. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pêlo com mais facilidade e menos dor.
AFIRMAÇÃO: A reutilização da cera não traz problemas de pele, pois ela é fervida novamente em altas temperaturas, matando qualquer tipo de bactéria.
RESPOSTA: MITO: Reutilizar cera depilatória, utilizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes.
AFIRMAÇÃO: Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de 1 mês da depilação anterior.
RESPOSTA: VERDADE. A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória, que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida.
AFIRMAÇÃO: A depilação com cera quente encrava mais pêlos do que qualquer outra depilação.
RESPOSTA: VERDADE. A cera quente retira melhor os pêlos, deixando-os cada vez mais fracos. Ao nascerem novamente, se os pêlos encontrarem uma pele desidratada, áspera e seca, terão dificuldade para rompê-la e, com isso, irão encravar. Já em depilações com lâmina de barbear, isso é pouco comum, pois o pêlo raspado nasce pontiagudo e consegue perfurar a pele mesmo quando ela está seca e áspera.
AFIRMAÇÃO: É aconselhável que as gestantes de 9 meses de gravidez realizem a depilação íntima completa (tricotomia) para agilizar os preparativos do parto.
RESPOSTA: VERDADE. Este procedimento realmente ajuda a facilitar os preparativos do parto, porém é recomendável que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação.
AFIRMAÇÃO: A depilação com cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria.
RESPOSTA: MITO. Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.
AFIRMAÇÃO: Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas, causando coceira quando os pêlos começam a crescer.
RESPOSTA: MITO. Quando os pêlos são retirados com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer irritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pêlos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.
AFIRMAÇÃO: Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pêlos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem.
RESPOSTA: MITO. Os pêlos que resistem à depilação devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pêlos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.
AFIRMAÇÃO: É sempre bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear, para não irritar muito a pele.
RESPOSTA: MITO. A depilação com cera quente não irrita a pele. Este procedimento só deve ser adotado em casos graves de pêlos encravados. Aí sim, a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pêlos encravados e deixá-los pontiagudos, facilitando a saída da pele quando crescer.
AFIRMAÇÃO: A cera quente é mais indicada no inverno, pois as altas temperaturas do verão contribuem para aumentar ainda mais a temperatura da cera, causando vermelhidão na pele.
RESPOSTA: MITO. A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou temperatura externa, tornando a cera mais suportável ou não.
saiba mais
Como escolher o melhor método para se depilar?

Os
tipos de depilação ou as técnicas de depilação mais conhecidas são as que estão listadas abaixo;

Depilação a laser:

A depilação a laser é uma boa opção, além de ser menos invasiva, ela diminui o volume dos pêlos, pois age directamente na raiz.

Ela é feita da seguinte forma: um feixe de luz altamente concentrado é absorvido pelo pigmento localizado na raiz do pêlo numa fracção de segundos, depilando assim a pele. O laser atinge os pêlos na sua fase activa de crescimento, conhecida como anágena.
Em média, com cinco sessões consegue-se obter resultados. Esta técnica é indicada para todas as regiões do corpo: buço, axilas, virilhas e pernas.

Desvantagens e perigos da Depilação a Laser:

A depilação a laser também tem algumas
desvantagens: é cara, corre-se o risco de queimaduras e a formação de manchas.

Cera Quente:

É um método bastante procurado, visto que o uso contínuo pode diminuir a quantidade de pêlos, e estes só começam a crescer após 20 ou 30 dias. As primeiras aplicações são mais duradouras do que as realizadas com lâmina e cremes depilatórios. Só que para realizar este tipo de depilação os pêlos devem estar longos.

Desvantagens e perigos da Depilação com Cera Quente:

As desvantagens são: este método é doloroso e pode causar queimaduras e foliculites (pequenas “bolhas de pus” centradas por pêlo um vermelhidão ao redor).
Este método é o mais indicado para quem tem pêlos grossos, pois dilata os poros e facilita a sua remoção.

Cera Fria:

Este método também é bastante procurado, assim como o método da cera quente, só que é mais doloroso porque não muda a temperatura da pele abrindo os poros. Pode causar foliculite.

Depilação com Creme ou Roll-on:

Este método do roll-on é higiénico e tem a mesma durabilidade das ceras (20 a 30 dias), e também pode causar foliculite. Os cremes depilatórios são práticos e rápidos, só que podem provocar alergias. Além disso, os pêlos voltam a crescer muito rápido de um a três dias. Não funcionam muito bem em áreas com pêlos muito grossos.
Depilação a Fio:

Este método provavelmente é o menos conhecido. Também é chamado de depilação de linha, essa técnica consiste em separar um pedaço de linha com comprimento entre 80cm e 1m e usando o indicador e o polegar das duas mãos, a profissional cruza a linha sobre os pêlos, formando um “X”, movimentando-a rasteiramente sobre a pele.
Com isso, os pêlos enroscam-se na linha e acabam sendo retirados pela raiz. A vantagem é a de arrancar os pêlos sem comprometer a estrutura da pele. Mas é um método bastante doloroso e o preço é alto, também porque é mais demorado. A depilação é eficaz, mas é necessário a habilidade de um profissional.

A Depilação com Aparelhos Eletrônicos e Lâminas Engrossam os Pêlos?


Depilar o corpo e o rosto com aparelhos eléctricos ou lâminas de barbear
não engrossa os pêlos. O que acontece é que quando os pêlos começam crescer novamente, eles ficam com uma aparência de “espetado”, o que causa a impressão de que engrossou.
As lâminas, como a maior parte dos métodos, pode causar irritações, foliculites e cortes na pele. O efeito também é de curta duração, visto que os pêlos voltam a crescer dentro de três dias. O depilador eléctrico remove o pêlo pela raiz, mas é doloroso e não indicado para as áreas delicadas e com pêlos finos.